Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Escola de Sapateiros entrega diplomas a novos profissionais em Três Coroas

Ação entre prefeitura e SICTC gera resultados positivos em prol do setor calçadista
15 de dezembro de 2016
SICTC sediou o evento “Programa Brasil Mais Produtivo”
10 de abril de 2017

Na última quinta-feira (26/01), a Escola de Sapateiros de Três Coras realizou a formatura de mais duas turmas de profissionais do calçado. O curso, que busca desenvolver profissionais mais completos e conhecedores de todos os processos de confecção do calçado, encerrou mais uma etapa com a formatura de 35 novos sapateiros prontos para atender ao setor calçadista de Três Coroas.

Desenvolvida pelo Sindicato da Indústria de Calçados e Componentes para Calçados de Três Coroas, a iniciativa conta com a participação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calçados e Componentes Para Calçados e Vestuário de Três Coroas, Prefeitura Municipal de Três Coroas e Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

A Escola de Sapateiros tem como principais objetivos:
– resgatar a essência do profissional sapateiro, ou seja, desenvolver profissionais completos, que compreendam todos os detalhes do processo de confecção do calçado;
– melhorar a qualidade dos produtos das indústrias calçadistas de Três Coroas;
– qualificar e valorizar a mão-de- obra.
– buscar a consciência ambiental;
– unir as entidades em torno dos mesmos ideais;
– tornar a Escola padrão de ensino para as indústrias calçadistas.

Desde sua inauguração, em 21/07/2009, foram formados 216 alunos, que somados aos 35 alunos que foram certificados, contabiliza um total de 251 alunos formados.

Em agosto de 2016, foi realizada a formatura da primeira turma do curso de Modelagem Técnica, com a certificação de 10 alunos. Após o encerramento desta turma piloto, foram avaliados os conteúdos, a didática aplicada, a carga horária, onde estão sendo feitos os ajustes necessários para que se inicie o período de matrículas nos próximos dias e para que se cumpra a previsão de inicio do curso, que será em março.

Já em setembro, também tivemos a formatura do curso de Trabalhador Aprendiz na Confecção de Calçados, projeto desenvolvido na Escola em parceria com o SENAI, quando mais 46 alunos concluíram o curso. Este projeto iniciou em 2011 e já alçamos o número de 270 formados. Atualmente neste programa, frequentam as aulas 113 adolescentes, com idades entre 14 e 16 anos. Sendo que os alunos são contratados pelas empresas associadas ao Sindicato, tem a carteira assinada e recebem uma bolsa/salário para fazer o curso.

Formamos um total de 531 alunos e 113 ainda estão em formação, totalizando um total de 644 pessoas capacitadas através da nossa Escola.

Hoje a Escola funciona de segunda a sexta, manhã, tarde e noite.
Ressaltando que é um projeto cooperativado e sem fins lucrativos, que envolve toda a cadeia produtiva, fornecedores de máquinas, matérias-primas, entidades, instituição de ensino e poder público, em prol do interesse comum, contribuindo para termos produtos com melhor qualidade e maior valor agregado, tornando as empresas mais competitivas e assim assegurando o crescimento econômico da região, fazendo de Três Coroas um polo calçadista forte e reconhecido pela qualidade e design inovador dos seus produtos.

A Escola vem despertando interesse e servindo de exemplo a todos os demais polos calçadistas brasileiros, e seguidamente é notícia em jornais e revistas do setor.